Catálogo

Título: Cinema e História do Brasil
Autor: Jean-Claude Bernardet & Alcides Freire Ramos
Ano: 2013

Resumo: "Cinema e História do Brasil" desvenda com clareza e profundidade a questão da historicidade da produção de filmes históricos. Trabalhando a partir de alguns casos particulares, Jean-Claude Bernardet e Alcides Freire Ramos mostram como um filme é histórico, não apenas por causa do tema abordado, mas também pela própria linguagem cinematográfica que utiliza. As razões do diretor, como as do historiador, podem ser mais reveladoras do que o próprio assunto do filme. Complementado por um Guia Didático de Filmes e por sugestões de leitura, esta obra, que agora chega às "prateleiras" das livrarias virtuais, é uma contribuição efetiva aos estudos da relação Cinema e História e, ao mesmo tempo, faz um convite para que novos pesquisadores venham a se interessar por essa área.


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Título: História e Teatro: Discussões para o tempo presente
Autor: Rosangela Patriota
Ano: 2013


Resumo: Publicação que reúne diferentes textos da pesquisadora Rosangela Patriota e que tem por objetivo promover frutíferos diálogos entre Teatro e Sociedade.



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Título: HISTÓRIAS DE VIDAS AUSENTES - a tênue fronteira entre a saúde e a doença mental
Autor: Nádia Maria Weber Santos
Ano: 2013

Resumo: Segunda edição do livro HISTÓRIAS DE VIDAS AUSENTES - a tênue fronteira entre a saúde e a doença mental (Versão revisada e ampliada), da pesquisadora Nádia Weber.
Nádia mergulhou no mundo simbólico e no imaginário de “alienados mentais” através de análises das internações ocorridas no Hospício São Pedro, hospital psiquiátrico da cidade de Porto Alegre – RS, no período de 1937 a 1950 demonstrando o tênue limite existente entre o que pode ser considerado "loucura" e "razão".



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Título: Vianinha no centro popular de cultura (CPC da UNE): Nacionalismo e Militância em Brasil - Versão Brasileira (1962)
Autor: Thaís Leão Vieira
Ano: 2013

Resumo:Nas décadas de 1950 e 1960, viveu-se no Brasil um momento de intensificação da arte engajada, marcado por um contexto no qual muitos artistas, no ímpeto de transformação da sociedade, incorporaram em suas obras, suas pretensões políticas. Essa concepção fez parte de um período onde as ideias de uma “cultura revolucionária” promoveram um discurso de que um país como o Brasil era capaz de produzir obras com caráter “nacional” e “popular”, a fim de superar seu subdesenvolvimento. Tais manifestações contribuíram para a estruturação de um meio de produção cultural definido pelo engajamento artístico.
Este livro discute as críticas e autocríticas produzidas a uma dessas experiências, a do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC da UNE), a partir do golpe militar de 1964. No intuito de repensar a avaliação crítica feita ao CPC, analisamos esta produção à luz de seu próprio tempo, compreendendo, assim, a historicidade da ficção. Para tanto, verticalizamos em uma peça teatral, Brasil – Versão Brasileira (1962), de Oduvaldo Vianna Filho, observando as diversas referências cênicas que possibilitaram a este dramaturgo dar forma a temas como o imperialismo, a aliança do Partido Comunista Brasileiro (PCB) com a burguesia nacional, as contradições dentro do movimento operário e o tema da vanguarda revolucionária.
Ao lado das discussões estéticas, foi possível pensar a difusão de ideias comuns entre artistas cepecistas, intelectuais do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) e militantes do PCB. Nesse aspecto, a conjuntura social, política e cultural em que Brasil – Versão Brasileira foi escrita permitiu pensar aspectos das transformações cênicas e políticas nas décadas de 1950 e 1960 no Brasil, a partir de um projeto singular que marcou a trajetória de Vianinha. Assim, a opção formal desta peça e as questões temáticas destacadas no texto estão relacionadas às opções estéticas e políticas que este dramaturgo realizou em um dado momento histórico, a primeira metade da década de 1960.



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Título: Allegro ma non troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho
Autor: Thaís Leão Vieira
Ano: 2013

Resumo: O objetivo deste trabalho é abordar o humor enquanto elemento central na obra de Oduvaldo Vianna Filho - Vianinha, por meio da análise das comédias escritas no período anterior ao golpe de 1964 (Bilbao, Via Copacabana -1957, A Mais Valia vai Acabar Seu Edgar –1960, Cia.Amafeu de Brusso - 1961) e no pós-1964 (Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex –1967, AllegroDesbundaccio ou se Martins Pena Fosse Vivo -1973). Nesse sentido, o argumento principal é que o estudo de suas obras cômicas nos ajuda a perceber que sob o peso do fracasso e da perplexidade diante do golpe, Vianinha transforma-se num crítico de si mesmo e as personagens alegóricas do pós-golpe expressam o sentimento do contrário, noutras palavras, a percepção de um particular que é o oposto do que se deveria ser. Seus usos do humorismo no pós-golpe desvelaram comportamentos e situações absurdas, muitas vezes derivadas do trágico, de modo a expressar no estilo narrativo um olhar para si mesmo e para o grupo social em que se via inserido no âmbito da sociedade de consumo.


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Título: À esquerda de seu tempo: escritores e o Partido Comunista do Brasil (Porto Alegre – 1927-1957)
Autor: Marisângela T. A. Martins
Ano: 2014

Resumo: Este livro apresenta os resultados da pesquisa realizada ao longo do curso de Doutorado em História, um estudo focado em um grupo de militantes do Partido Comunista do Brasil (PCB) em Porto Alegre ao longo da “época do Partidão”.  Direcionamos o olhar para aqueles que, dentre os que compunham o universo dos considerados intelectuais comunistas, tinham suas vidas mais bem documentadas e formavam um grupo mais precisamente definível: os escritores que atuavam na capital gaúcha.


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Título: Cenas de um espetáculo político: poder, memória e comemorações na Paraíba (1935-1945)
Autor: Luciano de Queiroz Aires
Ano: 2014

Resumo: "Procuro estudar a espetacularização da política paraibana no contexto da Era Vargas: os objetivos da dramatização do poder, a sua simbologia, os atores envolvidos nas tramas políticas e as relações de forças travadas naquele período. Esse estudo tem como recorte inicial o ano de 1935, uma vez que a documentação consultada revela o auge de uma espetacularização política na Paraíba, trazida no bojo das lutas operárias e dos levantes comunistas nos vizinhos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. O eixo problematizador dessa pesquisa gira em torno da questão da espetacularização política à época (1935-1945) e como as classes populares interagiam com o Estado Espetáculo."


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Título: Perspectivas del humor: estudios del humor luso-hispánico
Autor: Thaís Leão Vieira & Louis Imperiale
Ano: 2014

Resumo: Coletânea de ensaios críticos que versam sobre diferentes formas de humor (cinema, teatro, caricaturas, etc.), com a finalidade de verticalizar as abordagens sobre esse tema, demonstrando que o Riso pode e deve ser considerado um instigante objeto de estudo.





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Título: Diálogos e relações de poder
Autor: Ana Cristina Lobo-Souza; Flávio Vilas-Bôas Trovão e Thaís Leão Vieira
Ano: 2015

Resumo: Tendo como tema central diálogos e as relações de poder, este livro discute, por meio do encontro entre diferentes áreas de saberes e disciplinas, os modos como as relações de poder permeiam e se entrecruzam em diferentes espaços na sociedade contemporânea, seja na escola, na mídia ou por meio de processos formativos que emergem em ações governamentais ou mesmo na escolha das fontes legítimas para o trabalho do historiador. A obra ainda aborda conceitos, formas narrativas e relações sociais em diversos períodos históricos: partindo da contemporaneidade, problematizando suas questões constitutivas, e analisando o campo das sensibilidades e subjetividades.



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Título: A Companhia Estável de Repertório de capa, espada e nariz: Cyrano de Bergerac (1985) noos palcos brasileiros
Autor: André Luis Bertelli Duarte
Ano: 2014

Resumo: Cyrano de Bergerac é um clássico do teatro francês. Escrita por Edmond Rostand em 1897, a peça reconstrói poeticamente a figura do libertino do século XVII contornando-lhe com fortes tonalidades românticas. No Brasil, o desafio de encenar Cyrano foi enfrentado pela primeira vez em 1985, em montagem da Companhia Estável de Repertório, com direção de Flávio Rangel e Antonio Fagundes no personagem-título. Tendo esta encenação como objeto de estudo, o livro busca problematizar, na senda das relações História/Estética, temas relevantes sobre a historiografia do teatro brasileiro do período, bem como descortinar facetas da cultura nacional nos incertos anos de 1980.



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Título: Olhares Dissertativos: Cinema - Crítica - Teatro
Organizadores: Rodrigo Francisco Dias & Talitta Tatiane Martins Freitas 
Ano: 2015

Resumo: O livro “Olhares Dissertativos: Cinema – Crítica – Teatro” reúne textos de diferentes autores que desenvolveram recentemente pesquisas de Mestrado junto ao Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura – NEHAC – da Universidade Federal de Uberlândia. Assim, o campo de análise dos capítulos desta coletânea envolve as discussões atinentes ao binômio História/Arte. Organizado por Rodrigo Francisco Dias e Talitta Tatiane Martins Freitas, este livro apresenta algumas reflexões acerca do Cinema, da Crítica e do Teatro, na perspectiva da História Social da Arte. Em seus pouco mais de vinte anos de existência, o NEHAC tem contribuído com o debate historiográfico por meio de pesquisas que estabelecem um frutífero diálogo entre a história e as diversas linguagens artísticas. Assim, “Olhares Dissertativos” oferece uma pequena e instigante amostra dos estudos desenvolvidos pelo NEHAC nos últimos anos.







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Título: História & Documentário: artes de fazer, narrativas fílmicas e linguagens imagéticas
Organizadores: Maria Clara Tomaz Machado & Cairo Mohamad Ibrahim Katrib
Ano: 2015

Resumo: Neste livro está em debate temas como História e ficção; arte e o real; veracidade e verossimilhança. Para tanto, a imagética, os documentários, o cinema aparecem como formas de ressignificar a vida, as experiências do cotidiano. As imagens e o filme não são só momentos para devaneios e fantasias. Eles também tem o propósito de fazer pensar, de aprender a lidar com a exploração, a violência e as injustiças sociais. Muitos deles são denúncias, outros nos levam a interrogar nosso presente.